Para o presidente do Grupo Piran, acionista de empresas do setor financeiro e investidor imobiliário Valdir Agostinho Piran, a gestão de riscos é uma área estratégica primordial para as empresas, não somente do ramo imobiliário, mas de todos os setores. Por esse motivo, saber como e por qual motivo investir em uma boa equipe, que garanta essa contenção de riscos, passou a ser fundamental. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Mas afinal, o que é um gerenciamento de risco?
Segundo Valdir Agostinho Piran, ainda que não seja uma novidade, muitas pessoas não conhecem a gestão de riscos. De forma simples, pode-se explicar que essa área é responsável por garantir que as decisões tomadas por um empreendimento não gere riscos absurdos, e que não podem ser controlados.
O gerenciamento de riscos nada mais é que a garantia de que grandes impactos sejam deixados de lado, garantindo que problemas sejam solucionados antes da escolha em uma decisão, a fim de se evitar perdas não somente financeiras, mas de oportunidades e de mão de obra qualificada.
O que podemos entender por riscos?
Outro ponto importante para o gestor entender é o que são riscos. Afinal, como implantar um novo setor em seu negócio sem ter a certeza do que exatamente ele vai evitar. Então, para que fique claro, um risco não necessariamente pode acabar em algo ruim, reitera Valdir Agostinho Piran. Denominamos por riscos todas as ações que podem gerar impactos positivos ou negativos a um empreendimento.
Um bom exemplo disso é quando uma proposta de negócio surge. A equipe de gerenciamento de riscos é responsável por estudar minuciosamente cada aspecto do acordo, desde pagamentos até às cláusulas contratuais. Assim, ao final das análises, o setor apontará se vale a pena fechar o negócio ou não, evitando que a empresa caia em uma fria.
E por que a gestão de riscos é tão importante?
Como mencionado, a gestão de riscos é fundamental para quem deseja garantir mais segurança ao seu negócio, diz Valdir Agostinho Piran. Por esse motivo, empresas que possuem uma equipe qualificada, responsável por um bom planejamento, conseguem crescer de forma considerável no mercado, além de garantir a melhoria contínua em todos os seus processos.
Para Valdir Agostinho Piran, o gerenciamento de riscos é uma escolha inteligente para gestores que pretendem evitar diferentes tipos de problemas. Um bom plano de ação estrutural deixará o negócio pronto para qualquer situação. Por isso, não deixe de investir nesse ramo.