Falta de infraestrutura emperra avanço dos ônibus elétricos no Brasil

Michael Nilo Voltz
Michael Nilo Voltz

A transição para uma frota de ônibus elétricos no Brasil enfrenta desafios significativos, principalmente devido à falta de infraestrutura adequada. Embora os ônibus elétricos sejam uma alternativa promissora para a descarbonização, eles representam menos de 1% da frota de transporte público do país.

Benefícios dos Ônibus Elétricos
Os ônibus elétricos oferecem várias vantagens, como a redução de emissões de gás carbônico e a diminuição da poluição sonora. Em Brasília, por exemplo, a auxiliar de serviços gerais Lilian Vitorino notou a ausência de barulho em um dos seis ônibus elétricos em circulação na cidade. Além do silêncio, esses veículos emitem menos poluentes em comparação aos movidos a diesel.

Compromissos Ambientais
O Brasil está comprometido com a meta global de reduzir as emissões de gás carbônico, conforme estabelecido no Acordo de Paris. A substituição da frota de ônibus é uma das estratégias para alcançar essa meta. Países como China e membros da União Europeia já avançaram significativamente nesse sentido, com uma alta porcentagem de suas frotas composta por veículos elétricos.

Situação Atual no Brasil
Atualmente, o Brasil possui apenas 556 ônibus elétricos em uma frota de mais de 100 mil veículos. Segundo Roberto Marx, do Departamento de Engenharia de Produção da USP, a principal barreira para a expansão dos ônibus elétricos é a falta de infraestrutura, como pontos de carregamento nas garagens, o que requer investimentos substanciais.

Custos e Benefícios
Estudos indicam que, ao considerar toda a vida útil dos veículos, os custos dos ônibus elétricos são quase equivalentes aos dos movidos a diesel, com uma diferença de apenas 1%. Além disso, os ônibus elétricos emitem 90% menos carbono da produção ao descarte, tornando-os uma opção ambientalmente mais sustentável.

Legislação e Incentivos
A legislação climática pode acelerar a transição para veículos elétricos. Em São Paulo, uma lei proíbe a compra de novos ônibus movidos a combustíveis fósseis desde 2022. A meta é substituir 20% da frota por veículos elétricos até 2038. A prefeitura de São Paulo está buscando financiamento para apoiar essa transição, com recursos do BNDES, BID e Banco Mundial.

Programa de Renovação da Frota
O governo federal lançou o Programa de Renovação da Frota (Refrota), com um investimento de R$ 10,5 bilhões para substituir veículos antigos por ônibus elétricos e Euro 6. O objetivo é melhorar a qualidade do transporte público e reduzir as emissões de CO2, beneficiando tanto o meio ambiente quanto os passageiros.

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